Guia de instalação

O certificado A1 é armazenado no computador, ou seja, é um arquivo digital instalado no próprio computador. O certificado A3 é o modelo onde os dados são armazenados em mídia (Token ou Cartão), diferente do modelo A1, este Certificado A3 não é instalado diretamente no computador, o que é instalado é apenas o software que faz a leitura da mídia.

Ambos os modelos, necessitam de um protocolo de instalação, onde é preciso ser feito downloads na sua máquina para conseguirem ser usados.

É preciso ficar atento aos requisitos técnicos de cada um dos certificados. Veja aqui tudo o que você precisa para seu certificado digital funcionar corretamente. Para a instalação, certifique-se que você está utilizando um computador com as configurações necessárias.

Guia do Certificado A1 em arquivo:

Important:

Efetuar o DOWNLOAD e INSTALAÇÃO do software (Assistente de Certificados) que realiza a baixa do certificado (arquivo.pfx) somente em sistema operacional Windows 7 ou superior (exceto Windows Server), por limitação do software (Assistente de Certificados) os sistemas operacionais como Linux e Mac OS não conseguem executar para realizar o procedimento de baixa. A instalação do certificado digital modelo A1 nos sistemas operacionais Linux e Mac OS deve ser através da cópia de segurança do certificado (arquivo.pfx) que foi salvo através do Windows, este arquivo (certificado) é do tipo .PFX, e a instalação ocorre no navegador Firefox. O seu Certificado Digital estará liberado para instalação e uso após 24 horas úteis.

Passos para baixar o seu Certificado A

  1. Remova todas as mídias USB do seu computador;

  2. Se você tem o Windows 7 ou 8, terá que instalar o NET. Framework 4.5.2 antes de executar o Assistente de Certificado, atraves do link:
    https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42642

  3. Clique no botão a direita escrito "ARQUIVO" para realizar o download do Assistente de Certificados AC REDE IDEIA(Software responsável pela baixa do Certificado Digital Modelo A1 em arquivo);

  4. Após baixa-lo e instalar, o Assistente de Certificados irá abrir, então clique em "Instalar Certificado";

  5. Siga as telas indicadas, uma delas irá pedir uma senha nova, você poderá alterar ou digitar a mesma deste guia (Lembramos que será essa senha usada para instalar o certificado posteriormente), após isso seguir até concluir a instalação e baixa do seu certificado;

  6. Observe em seu computador onde você salvou (orientamos que seja na Área de Trabalho do computador local para evitar a perda do certificado, pois, em pastas da rede, há a possibilidade do mesmo ser perdido) assim será criado um arquivo no formato .pfx que deve ser salvo obrigatoriamente.

O Certificado deve ser revogado em caso de perda ou roubo.

Recomenda-se a realização da cópia de segurança (backup) do arquivo (certificado) que foi salvo no seu computador, pois, o download do mesmo é feito uma única vez.

LEITORA GEMALTO:

Esta leitora funciona no formato Plug-And-Play para os sistemas operacionais Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou 8.1 e Windows 10. Este tipo de instalação não necessita o download do driver da leitora, pois ao conectá-la na porta USB, o computador irá reconhecer e iniciar a instalação. Sistemas operacionais com versões anteriores às mencionadas acima, deverão obrigatoriamente instalar o driver da leitora. E, se você possui entre o Windows XP ao Windows 8, também tem a alternativa de baixar o driver, caso não opte pelo Plug-And-Play.

- Para instalar o Driver basta clicar no botão a direita escrito "ARQUIVO" e realizar o download e instalação do mesmo.

LEITORA SCR 3310:

Esta leitora possui tecnologia para reconhecimento automático CCID, compatível com Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou 8.1 e Windows 10. Nestes casos não é necessário instalar nenhum software, basta conectar a leitora na porta USB do computadore aguardar o reconhecimento. Na instalação de leitoranos sitemas Windows 98 / XP / 2000’s deve-se também instalar o diver.

- Para instalar o Driver basta clicar no botão a direita escrito "ARQUIVO" e realizar o download e instalação do mesmo

LEITORA PERTOSMART PS - 1000 CCID:

Esta leitora possui tecnologia para reconhecimento automático CCID, compatível com Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou 8.1 e Windows 10. Nestes casos não é necessário instalar nenhum software, basta conectar a leitora na porta USB do computadore aguardar o reconhecimento. Na instalação de leitoranos sitemas Windows 98 / XP / 2000’s deve-se também instalar o diver. Esta leitora possui tecnologia para reconhecimento automático CCID, compatível com Windows 2003/ Vista/ Seven (7), Windows 8 ou 8.1 e Windows 10 Versões 32/64 bits. A instalação é Plug-and-Play, não sendo necessário driver de instalação. Na instalação de leitora nos sitemas Windows 2000/XP e Linux Debian 4 deve-se também instalar o driver.

- Para instalar o Driver basta clicar no botão a direita escrito "ARQUIVO" e realizar o download e instalação do mesmo.

CARTÃO REDE IDEIA - SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 32 BITS

Passos - Instalação do Software do Cartão

- É necessário uma leitora de cartões instalada e funcionando;

- Clique no botão a direita escrito "ARQUIVO" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 32 bits;

- Na instalação, clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Cartão na leitora e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o cartão, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 5 vezes, o cartão será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 5 vezes, o cartão será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o cartão e o Certificado Digital.

· A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o cartão e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo.

- Todas as senhas são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

CARTÃO SAFEWEB - SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 32 BITS:

Passos - Instalação do Software do Cartão

- É necessário uma leitora de cartões instalada e funcionando;

- Clique no botão a direita escrito "ARQUIVO" para realizar o Download do software de instalação para sistema operacional Windows 32 bits;

- Na instalação, clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Cartão na leitora e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o cartão, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 3 vezes, o cartão será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 3 vezes, o cartão será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o cartão e o Certificado Digital.

- A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o cartão e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo. - Todas as sen

has são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

CARTÃO REDE IDEIA - SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 64 BITS:

Passos - Instalação do Software do Cartão

- É necessário uma leitora de cartões instalada e funcionando;

- Clique no botão a direita escrito "ARQUIVO" para realizar o Download do software de instalação para sistema operacional Windows 64 bits;

- Na instalação, clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Cartão na leitora e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o cartão, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 5 vezes, o cartão será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 5 vezes, o cartão será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o cartão e o Certificado Digital.

- A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o cartão e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo.

- Todas as senhas são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

CARTÃO SAFEWEB - SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 64 BITS:

Passos - Instalação do Software do Cartão

- É necessário uma leitora de cartões instalada e funcionando;

- Clique no botão a direita escrito "ARQUIVO" para realizar o Download do software de instalação para sistema operacional Windows 64 bits;

- Na instalação, clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Cartão na leitora e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o cartão, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 3 vezes, o cartão será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 3 vezes, o cartão será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o cartão e o Certificado Digital.

- A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o cartão e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo.

- Todas as senhas são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

TOKENS SAFESIGN REDE IDEIA - WINDOWS 32 E 64 BITS:

Passos - Instalação do Software do Token

- Não Plugue o Token ná máquina;

- Clique no botão a direita escrito "32 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 32 bits ou no escrito "64 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 64 bits;

- Na instalação, Clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Token na porta USB e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o Token, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o Token e o Certificado Digital.

- A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o Token e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo.

- Todas as senhas são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

TOKENS SAFESIGN SAFEWEB - WINDOWS 32 E 64 BITS:

Passos - Instalação do Software do Token

- Não Plugue o Token ná máquina;

- Clique no botão a direita escrito "32 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 32 bits ou no escrito "64 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 64 bits;

- Na instalação, Clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Token na porta USB e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o Token, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o Token e o Certificado Digital.

- A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o Token e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo.

- Todas as senhas são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

TOKENS SAFENET REDE IDEIA - SISTEMAS 32 E 64 BITS:

Passos - Instalação do Software do Token

- Não Plugue o Token ná máquina;

- Clique no botão a direita escrito "32 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 32 bits ou no escrito "64 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 64 bits;

- Na instalação, Clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Token na porta USB e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o Token, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o Token e o Certificado Digital.

- A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o Token e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo.

- Todas as senhas são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

TOKENS SAFENET SAFEWEB - SISTEMAS WINDOWS 32 E 64 BITS:

Passos - Instalação do Software do Token

- Não Plugue o Token ná máquina;

- Clique no botão a direita escrito "32 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 32 bits ou no escrito "64 BITS" para realizar o download do software de instalação para sistema operacional Windows 64 bits;

- Na instalação, Clique em avançar, aceite os termos e avance até o final;

- Insira o Token na porta USB e estará pronto para uso.

O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o Token, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o Token e o Certificado Digital.

- A Rede Ideia recomenda a instalação do software para uso do Certificado Digital em Sistemas Operacionais Windows a partir da versão Windows 7.

- Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificado Digital em Windows XP, Server, Mac OS, Linux, bem como outras plataformas e sistemas operacionais descontinuados.

- Nunca clique em Inicializar Token, esta opção limpa o Token e apaga o Certificado Digital, não sendo possível recuperá-lo.

- Todas as senhas são de conhecimento, responsabilidade e uso exclusivo do titular do Certificado e por motivo de segurança, a Rede Ideia não conhece, ou guarda nenhuma das senhas de seus clientes.

UTILIZAÇÃO, GUARDA E PROTEÇÃO DA CHAVE PRIVADA:

Passos da utilização

O uso de um Certificado Digital traz muitas vantagens ao usuário, mas também diversas responsabilidades. Aqui estão destacadas as mais importantes:

Não empreste para terceiros, pois qualquer operação realizada possui validade jurídica;

Proteja e não compartilhe as senhas de seu certificado (toda senha tem caráter pessoal e intransferível);

  • Se você trabalha em um ambiente com mais pessoas, use opções de acesso e proteção ao sistema operacional de seu computador (REPRESENTANTE LEGAL DO CD);

  • Caso tenha adquirido um Certificado A3, cuide com o manuseio adequado da mídia, evitando possíveis danos aos dispositivos;

  • Não instale e nem utilize seu Certificado em computadores de uso público;

  • Observe o arquivo que você recebeu na Validação Presencial com a “Política de Garantia”, sobre quais aspectos seu Certificado está coberto.

ATENÇÃO: A chave privada é única em cada Certificado emitido. É de responsabilidade do portador do mesmo protege-la.

Você encontra todos os softwares e manuais no site da AC Rede Ideia RFB, no menu SUPORTE.

DA IMPORTAÇÃO e EXPORTAÇÃO DAS CHAVES

NO MODELO A1 (ARQUIVO .pfx)

Neste modelo é fundamental que você faça um arquivo de backup do seu Certificado Digital, uma vez que em casos de formatação ou perda do certificado no navegador, será possível recuperá-lo.

Depois de criada essa cópia de segurança (para saber como efetuar a cópia de segurança, siga os passos do Guia de instalação disponível para download logo abaixo nesta página), você poderá instalar o certificado digital A1 em outros computadores.

Desta forma, veja que a importação e a exportação são complementares:

Importação: É o processo de usar uma cópia de segurança de seu Certificado Digital em outro computador.

Exportação: É o processo de criar a cópia de segurança de seu Certificado Digital (arquivo de backup).

ATENÇÃO: A AC Rede Ideia RFB não mantém cópia de segurança (backup) de seu Certificado Digital.

NO MODELO A3

Neste modelo estes procedimentos não precisam ser executados, pois o Certificado Digital já está devidamente protegido dentro da Mídia (Cartão ou Token).

DA REVOGAÇÃO do Certificado Digital

Revogar significa cancelar o funcionamento do Certificado. A Revogação pode ser realizada a qualquer momento e é um procedimento definitivo, onde não existe a possibilidade de que o Certificado Digital volte a funcionar, seja qual for o motivo da revogação. Para revogar um certificado digital, siga as instruções da página: https://redeideia.com.br/revogar-certificado.

Quem está apto a solicitar uma revogação?

  • O titular de um Certificado Digital;

  • O responsável pelo Certificado Digital, em casos de pessoas jurídicas, equipamentos/servidor, aplicações ou código;

  • A própria empresa ou órgão, quando o titular do Certificado Digital desta entidade for seu empregado, funcionário ou servidor.

Quais os motivos mais comuns para revogar?

  • Sempre que houver qualquer alteração de dados tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica (Nome, RG, CNPJ, Razão Social, e-mail);

  • Quando o Certificado Digital for A3 (Cartão ou Token): revogar em casos de perda, roubo, acessos indevidos, comprometimento da chave privada correspondente;

  • Em caso de esquecimento ou bloqueio da senha da mídia que armazena o Certificado Digital, pois não há a possibilidade de recuperação de senhas.

DAS SENHAS

Lembrem-se de proteger e cuidar das senhas de seu Certificado Digital.

Senha de Revogação:

Independente do modelo, o todo Certificado possui uma senha de Revogação.

Esta senha é usada para revogar. Ela será criada pelo titular durante a emissão do Certificado, ou seja, na Validação Presencial. É comporta de 8 a 20 caracteres (letras e números) é recomendado apenas números, pois o sistema diferencia letras maiúsculas de minúsculas.

Outras senhas do seu Certificado:

As demais senhas de um Certificado Digital referem-se ao modelo adquirido.

É importante que você guarde todas as suas senhas em local seguro e proteja-as. Em caso de bloqueio, um novo Certificado deverá ser emitido.

Em seguida você poderá verificar as diferenças sobre as senhas de acordo com o Modelo do Certificado Digital (A1 ou A3).

SENHAS DO MODELO A1

Neste modelo você poderá anotar a duas senhas no manual de instalação recebido durante a Validação Presencial.

  • Número do Protocolo do Certificado;

  • Senha de Instalação/Revogação do Certificado (Use-as quando for instalar seu Certificado no computador);

  • Durante e depois da instalação: Senha de Utilização (O certificado modelo A1 em sua configuração padrão não requer senha, caso queira utilizar uma senha é possível alterar o nível de segurança durante a instalação);

  • Senha do arquivo de backup: Recomenda-se fazer uma cópia de segurança (backup) do Certificado A1 (Esta senha irá proteger este arquivo e será necessária quando for instalar o backup em outra máquina);

* O formato do arquivo de backup do Certificado Digital A1 tem a extensão .pfx.

SENHAS DO MODELO A3

Senhas do Cartão: Neste modelo o Certificado já está instalado na mídia (Cartão).

Durante a Validação Presencial você realizará o cadastro de duas senhas:

  • PIN (senha de acesso), que será solicitada sempre que o Cartão for utilizado.

  • PUK (senha de desbloqueio), que será utilizada para desbloquear o Cartão. Isto em caso de bloqueio da senha PIN após três tentativas incorretas.

  • Senhas do Token: Neste modelo o Certificado já está instalado na mídia Token.

Durante a Validação Presencial você realizará o cadastro de duas senhas:

  • Senha de Usuário que será solicitada sempre que o Token for utilizado.

  • Senha de Administração, que será utilizada para desbloquear o Token. Isto em caso de bloqueio da senha PIN após quinze tentativas incorretas.

DA SEGURANÇA DAS SENHAS

Para garantir a segurança das senhas de uso de seu Certificado é recomendado:

NO MODELO A1

É recomendado cadastrar a senha de utilização e fazer um backup do arquivo.

NO MODELO A3

No Modelo A3 (em Cartão), a senha PIN será bloqueada após três tentativas. Será necessário usar a senha PUK (mais três tentativas).

No Modelo A3 (em Token), a senha de Usuário será bloqueada após quinze tentativas. Abrindo mais quinze tentativas com a senha de Administração para desbloqueio.

DA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO

Como você já viu nas características dos Certificados, a validade está diretamente relacionada com o Modelo adquirido no momento da “Solicitação Eletrônica”.

O Modelo A1 a validade é de no máximo um ano e no modelo A3 varia de um a cinco anos.

E COMO RENOVAR?

Recomenda-se que com antecedência de 30 dias antes da expiração, você já se preocupe em adquirir um novo Certificado.

A AC REDE IDEIA RFB compromete-se a encaminhar para o e-mail, informado pelo titular no momento da validação presencial, uma comunicação referente ao vencimento, no entanto é importante que você sempre acompanhe a validade do seu Certificado Digital.

Além disso, nossa equipe entra em contato pelos telefones também informados no momento da validação, para o fim específico de comunicar sobre a necessidade de renovação do certificado.

Para maiores informações, dúvidas e questionamentos, nossa equipe de suporte está a disposição.

ORIENTAÇÃO PARA A INSTALAÇÃO DOS CERTIFICADOS A1 E A3:

Passos - Instalação para uso A1

  1. Remova todos os dispositivos USB do seu computador;

  2. Acesse www.redeideia.com.br e vá no menu, selecione a opção SUPORTE e clique em GUIA DE INSTALAÇÃO;

  3. Localize e selecione - dentro da página - a aba CERTIFICADO A1;

  4. Faça donwload do ASSISTENTE DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL, clicando em ARQUIVO;

  5. Após baixá-lo, execute o ASSISTENTE DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL e clique em INSTALAR CERTIFICADO;

  6. Insira o protocolo e a senha, clique em ENVIAR. Feito isso, você verá o TERMO DE TITULARIDADE. Em seguida, basta clicar em CONCORDO E ASSINAR, uma nova senha será solicitada. Você poderá alterar ou digitar a mesma deste guia (lembrando que essa senha será a mesma usada para instalar o certificado). Após a digitação e confirmação de sua senha, o sistema irá solicitar um local (pasta), onde o arquivo do certificado será salvo;

  7. Observe em seu computador, onde você salvou o arquivo (para evitar a perda do certificado, orientamos que seja na ÁREA DE TRABALHO do computador local, pois em pastas da rede, há possibilidade do mesmo ser perdido). Assim, será criado um arquivo no formato .PFX, que deve ser salvo, pois a perda deste resultará em nova validação.

Instalação para uso A3 - Cartão

  1. Acesse www.redeideia.com.br;

  2. No menu, selecione a opção SUPORTE, vá em GUIA DE INSTALAÇÃO e clique em CARTÕES;

  3. Instale o software referente ao modelo de sua mídia - SAFESIGN ou OBERTHUR - clicando em ARQUIVO, conforme a versão de seu sistema (32 BITS ou 64 BITS);

  4. Siga as telas inicias até concluir a instalação;

  5. Reinicie o computador para concluir a instalação.

Instalação para uso A3 - Token

  1. Acesse www.redeideia.com.br;

  2. No menu, selecione a opção SUPORTE, vá em GUIA DE INSTALAÇÃO e clique em TOKENS;

  3. Instale o software referente ao modelo de sua mídia - SAFESIGN ou SAFENET - clicando em ARQUIVO, conforme a versão de seu sistema (32 BITS ou 64 BITS);

  4. Siga as telas inicias até concluir a instalação;

  5. Reinicie o computador para concluir a instalação.